Terapia Online: Conheça 7 Benefícios

O que é Psicoterapia online

Há alguns anos, para fazer terapia, era necessário que o paciente e o psicólogo estivessem juntos na mesma sala, geralmente em um consultório particular ou clínica psicológica. 

 Embora a terapia presencial não tenha perdido sua vez, a terapia online começou a ganhar terreno, tornando-se cada vez mais acessível e reconhecida pelo público em geral.

Você deve ter notado como várias das suas atividades  podem ser realizadas online, incluindo compras de supermercado, pagamento de contas, transferência de dinheiro ou entrega de pedidos. 

Já há alguns anos que temos uma tendência a facilitar a vida utilizando os aplicativos a nosso favor: comida, supermercado, farmácia, compras em geral são feitas através do computador ou celular.
A pandemia provocada pelo COVID-19, potencializou essa tendência expandindo também a procura de serviços de forma online. A psicoterapia não poderia ficar de fora, e desde março de 2020 a procura por psicólogo online aumentou consideravelmente.

Hoje, com a terapia online, você pode realizar seu acompanhamento psicológico sem sair de casa usando apenas um computador ou smartphone conectado à Internet. 

A ideia da terapia online é a mesma da terapia presencial: sessões semanais que duram cerca de 50 minutos; o sigilo e a confidencialidade não mudam.

Benefícios da terapia online

1 – Economia de tempo

Ir e vir do consultório do psicólogo pode ser um desafio, a levar em conta cidades grandes como São Paulo, a depender do horário, se locomover entre bairros pode levar mais de 1 hora. Se acontecer imprevistos como chuva ou acidentes no caminho, então, é um terror!

Na volta para a casa é a mesma coisa: trânsito, espera por ônibus ou Uber, enfim…Aquele clima de reflexão é interrompido pela agitação do deslocamento.

Com a terapia online, você não precisa fazer todo esse deslocamento. Basta agendar o melhor horário para você e seu psicólogo online, e é isso! Na hora marcada, cada parte precisa se conectar à Internet para iniciar a sessão!

2 – Segurança

Muitas pessoas, por trabalharem em horário comercial, só podem fazer terapia na parte da noite. É comum pacientes procurarem os horários das 20h em diante.
Por isso muitas pessoas tem preferido realizar suas consultas de forma online, para evitar um pouco a exposição durante a noite e por se acharem mais seguras em casa (ou em outro local que te permita realizar a sessão).

3 – Confidencialidade

As pessoas costumam se perguntar sobre a proteção de dados do cliente em um ambiente de terapia online. Assim como a terapia tradicional, a terapia online também segue as normas do Conselho Federal de Psicologia, que preza pela confidencialidade de cada serviço. Em outras palavras, todos os seus dados e a conversa entre você e o profissional permanecem seguros.

Outra coisa que deve ser lembrada é que ninguém vai precisar saber que você está fazendo psicoterapia porque, com o atendimento online, você pode realizar as sessões de qualquer local de sua escolha.
Sabemos que, para algumas pessoas, utilizar os serviços do psicólogo, infelizmente, ainda causa certo constrangimento e se sentem desconfortáveis em aguardar sua vez em uma recepção por exemplo.

4 – Conforto

Este é um benefício significativo! Para que a terapia flua com eficácia, é necessário que o paciente se sinta à vontade em seu ambiente. E para isso, nada mais confortável do que estar no lugar onde você quer estar! Seja em casa, em uma viagem, no trabalho, você pode facilmente realizar sua sessão de forma produtiva.

5 – Economia

Ao consultar um  psicólogo online , você deixa de lado despesas como gasolina, dinheiro para o metrô, ônibus ou Uber. Como você pode fazer terapia de qualquer lugar, não precisa se locomover para chegar no consultório  a tempo!

6 – Maior Desenvoltura

Há vários relatos de pacientes que dizem se sentir mais confortáveis ​​falando na tela do computador e no smartphone do que pessoalmente. Isso torna a terapia muito mais benéfica, levando em consideração que a maioria dos pacientes tem mais desenvoltura e coragem para falar sobre coisas que eles normalmente evitariam pessoalmente.

7 – Sem restrições de viagem

Se você gosta de viajar ou precisa viajar muito por causa do trabalho, a terapia online é uma ótima opção! 

Você não precisa estar presente em um cidade específica para realizar as sessões. Você pode organizar seu cronograma de viagem para fazer sua terapia sem ter que reagendar a sessão ou cancelá-la. 
É uma ótima opção, também para quem precisa mudar com certa frequência e para brasileiros no exterior que querem ser atendidos por psicólogo brasileiro.

Open chat
Olá! Aqui é o Vinícius. Em que posso te ajudar?